O livro

O quanto a Biblioteconomia avança?

O quanto ainda estamos fadados aos clássicos e presos a um “conformismo”?

Pensando em algumas respostas para estas perguntas e observando quantas excelentes postagens e questionamentos são feitos nas mídias sociais e que não conseguem obter aprovação do “juizado científico”, resolvi organizar este livro. Convidei alguns autores especialistas em determinados assuntos, tanto prática quanto teoricamente, para que escrevessem um capítulo sobre alguma ideia emergente para a Biblioteconomia brasileira. Alguns (muitos) destes autores, em algum momento, já fizeram uso do discurso de que “os dados da minha pesquisa se desatualizaram porque determinado periódico demorou na avaliação” ou então “não posso levar esta ideia para a academia porque não há fundamentação teórica consistente”.

Se a ideia é nova, como ter uma fundamentação teórica consistente? Devemos continuar a esperar que um novo conceito se perpetue internacionalmente para que cinco anos depois ele chegue ao nosso país?

 

A obra divide-se em quatro partes: Formação, Atuação, Atitude e Tecnologia. Os capítulos possuem uma linguagem mais acessível, com exemplos, indagações e perguntas abertas. Obviamente que não conseguirá contemplar tantas ideias boas que circulam por aí, mas um segundo volume já está em planejamento.

Ao final de cada capítulo, você encontrará um link que o direcionará a uma página dentro deste site. É um espaço livre, aberto, para troca de ideias, comentários, sugestões, documentos a respeito de terminado capítulo; qualquer pessoa pode efetuar o seu registro, se quiser.

 

Para finalizar, quero agradecer a todos os autores que prontamente aceitaram o convite em colaborar com um capítulo. Muito do que vocês dizem lá no Facebook, principalmente, precisa repercutir mais, mas principalmente, ser resgatado com facilidade depois. Agradeço também à FEBAB, que emitiu o registro ISBN para esta obra.

Boa leitura!

Jorge do Prado (Org.)

PRADO, Jorge do (Org.). Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016.

 

3 pensamentos sobre “O livro

Deixe um comentário